- shall we never sink alone -

não estamos no facebook. nem no linkedin. nem no hi5. nem no twitter. nem no messenger. nem no livelink. estamos aqui e ali ao lado, naquela banquinha a que um dia chamaram vida. mas temos e.mail: theheartcompanion@hotmail.com somos moderadamente modernos.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

_______________________________________________________________

quando vou à missa, em lisboa, tenho por hábito ir à igreja de são joão de deus, na praça de londres, por questão de proximidade e de habituação.

ontem, ao olhar para os painéis que, por detrás do altar e ocupando três paredes altíssimas, ilustram a vida e obra de são joão de deus, reparei, como tantas vezes, na frase que inaugura a sua vocação de santo, segundo a história:

'joão de deus, granada será a tua cruz' (diz-lhe uma criança, segurando uma romã).

percebi, finalmente.

eu sou joão. sou filho de Deus, no sentido católico do termo. e sou filho de joão de deus, nome de meu pai. se reparmos bem, podemos também ler algo como

'joão, filho de deus, grANAda será a tua cruz'

pode parecer caricato, ofensivo ou até prova de um carácter algo questionável.. mas a verdade é que eu que, tanto tenho vivido assombrado e ensombrado pelos meus males de amor, tenho esta sina: ser 'perseguido' por esse nome: ANA. seja na sua forma simples, seja composta, seja ainda como prefixo ou sufixo de outros nomes próprios, se vos dissesse que talvez só recorrendo aos dedos de duas mãos poderia dizer-vos quantas raparigas me encantaram (ou vice-versa) chamadas ANA..

'joão (..), (..) ana (..) será a tua cruz'.


e assim foi. e assim é. o oráculo, afinal, ali à frente, desde sempre..

Seguidores

Arquivo do blogue